Sabe mais sobre a FMAB
 
 
 
 
 
Apresentação
 

Fundação Monsenhor Alves Brás

 
Fundador
Monsenhor Joaquim Alves Brás
 
A Fundação Monsenhor Alves Brás é a Entidade proprietária da Escola ASAS. Recebeu este nome, em homenagem ao seu Fundador que, desde a sua primeira fundação - Obra de Santa Zita - em 1931, se preocupou com a formação integral da pessoa humana, nomeadamente a formação profissional, pois dizia:
"Dar trabalho e ensinar a trabalhar é o maior bem que podemos fazer; quem recebe o ensino fica apto a ganhar a vida, enriquecendo também a a sociedade." - Monsenhor Brás

Criada em 1991, como entidade equiparada a Pessoa Coletiva, a então designada Escola de Agentes de Serviço e Apoio Social - Monsenhor Alves Brás - abreviadamente Escola ASAS - de início, dependia, juridicamente, da Obra de Santa Zita, instituição que lhe deu origem e que desenvolve inúmeras ações de bem-fazer. Porém, com a saída do Decreto-Lei nº 4/98, as Escolas profissionais adquiriram novo estatuto, tendo de passar a depender de uma Entidade jurídica dedicada exclusivamente à formação. Em face disso é criada uma Fundação de Solidariedade Social, denominada por Fundação Monsenhor Alves Brás, apelido dado anteriormente à Escola que, a partir deste momento ficou apenas com a primeira designação - Escola de Agentes de Serviço a Apoio Social - abreviadamente Escola ASAS.

 
 
 

Gabinete de Desenvolvimento Estratégico

 
O Gabinete de Desenvolvimento Estratégico (GDE) surgiu no ano lectivo de 2003/2004, para fazer face a algumas necessidades existentes na FMAB e na EP-ASAS.

Pretende ser um órgão de pesquisa,informação, assessoria, execução e avaliação de acções que requerem um tratamento de rigor técnico-científico, em ordem à prossecução dos objectivos traçados a curto, médio, ou longo prazo, pela Instituição.
 
 
 

VOLUNTARIADO

 
É uma verdade que “quem trabalha merece o seu salário”. Mas não é menos verdade que há uma satisfação e realização pessoal que nenhum dinheiro pode pagar. Este segredo da felicidade, que todos procuram, nem sempre com êxito, é encontrado por aqueles que, tendo já a sua situação económica estabilizada, disponibilizam algum do seu tempo dando-se gratuitamente a causas, que às vezes muitos julgam perdidas, mas que uma dedicação feita por amor pode salvar.

A Escola congratula-se de poder contar com alguns destes voluntários, para apoio no atendimento personalizado no estudo e na explicação de matérias consideradas mais difíceis para os alunos com maiores deficits de aprendizagem, ou outras dificuldades.Mais voluntários são bem-vindos para apoios diversificados.

O seu gesto, por pequeno que seja, pode fazer a diferença!
 

"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar" - Santo Agostinho