Conhece a nossa Escola Profissional
 
 
 
 
 
 
A EP-ASAS, Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social foi criada em outubro de 1991 para desenvolver atividades de ensino e formação de jovens.

Os Cursos

No ano letivo de 2020-2021, estão em funcionamento três Cursos Profissionais: Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Ação Educativa e Técnico de Turismo (ver Planos de Estudos no separador ‘CURSOS’).

O Projeto Educativo

O Projeto Educativo da Escola de Agentes de Serviço e Apoio Social é o documento-base que fundamenta, integra e expressa a sua vida e ação, a magna-carta que defende e promove os seus princípios, valores e ideais, o cartão de visita com que apresenta a sua identidade e características.

O projeto caracteriza-se pela abertura à mudança, à criatividade e à inovação, em ordem a uma atualização e aperfeiçoamento contínuos. Pressupõe também conceitos, ideais e valores permanentes que garantam a singularidade, estabilidade e integração do ser humano e a sua projeção em segurança, no devir e no agir em contexto pessoal e social.

O Projeto Educativo faz assentar toda a sua estrutura de base, em princípios, objetivos e normas fundamentais, expressos em vários instrumentos de orientação e aplicação prática, entre os quais o Ideário e o Regulamento.

As Metodologias

A EP-ASAS aposta em metodologias ativas, assentes na iniciativa e responsabilização pessoal, a par com meios de ajuda que sirvam de rampas de lançamento ou apoios no percurso educativo.

Destas metodologias, destacamos:

  • As tradicionais Semanas de Integração e Interdisciplinar;
  • Os Projetos Especiais e os Projetos de Turma;
  • O envolvimento e interação com a Comunidade alargada;
  • Os Estágios e Projetos institucionais e Projetos de Aptidão Profissional (PAP).


 
PALAVRAS DA DIRETORA PEDAGÓGICA
Dra. Maria Odete Martins

 
PALAVRAS DE UM EX-ALUNO
Hugo Silva
 
 
 
 


A EP-ASAS está situada no coração de Lisboa, perto da basílica e do jardim da Estrela, num espaço cedido pela Obra de Santa Zita. Para além das salas de aula e de atividades, a EP-ASAS tem sala de conferências, salão polivalente, biblioteca, esplanada e vários espaços ao ar livre.
 
 
Ao dispor dos Alunos

Para além da formação em sala e em contexto de trabalho (estágios), a Escola proporciona aos seus alunos:
  • Acesso internet sem fios;
  • Biblioteca, videoteca;
  • Bar;
  • Esplanada;
  • Área de microondas;
  • Serviço de Ação Social;
  • Gabinete de Psicologia;
  • Professor tutor (diretor de turma);
  • Provedor do Estudante;
  • Serviço Religioso;
  • Participação em Projetos comunitários;
  • Formação complementar;
  • Apoio ao emprego e inserção profissional;
  • Gabinete da Associação de Estudantes;
  • Salas de alunos: refeições, convívio, estudo.

A EP-ASAS teve como entidade promotora a Obra de Santa Zita e pertence à Fundação Monsenhor Alves Brás.


 
 
ALUNAS
 
 
 
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"Dar trabalho
e ensinar a trabalhar
é o maior bem que podemos fazer;
quem recebe o ensino fica apto
a ganhar a vida,
e enriquece também
a sociedade.
"

Monsenhor Joaquim Brás





 
 
 
FUNDAÇÃO MONSENHOR ALVES BRÁS

A Fundação Monsenhor Alves Brás é a Entidade proprietária da Escola ASAS. Recebeu este nome, em homenagem ao seu Fundador que, desde a sua primeira fundação - Obra de Santa Zita - em 1931, se preocupou com a formação integral da pessoa humana, nomeadamente a formação profissional.

Criada em 1991, como entidade equiparada a pessoa coletiva, a então designada Escola de Agentes de Serviço e Apoio Social - Monsenhor Alves Brás - abreviadamente Escola ASAS - dependia da Obra de Santa Zita, instituição particular de solidariedade social com numerosas atividades e respostas sociais de apoio à família, espalhadas pelo país. Porém, com a saída do Decreto-Lei nº 4/98, de 8 de janeiro, as Escolas profissionais adquiriram novo estatuto, devendo depender de pessoa jurídica dedicada à formação. Foi então constituída a Fundação Monsenhor Alves Brás (FMAB), uma Fundação de Solidariedade Social, dedicada exclusivamente à educação e à formação, atividades que se desdobram atualmente em três áreas: a Escola Profissional ASAS, a Formação Contínua Certificada e o Apoio à Família.

Documentos da Fundação: [clicar para aceder]

Contas do exercício da FMAB de 2020
Contas do exercício da FMAB de 2019
Contas do exercício da FMAB de 2018
Estatutos da FMAB

Relatório de Atividades 2014-2020
Relatório de Atividades 2019-2020

Regulamento Interno da EP-ASAS



 
 
 
 
 
 
 
 
 

IDEÁRIO DA EP-ASAS

 
 
 

A EP-ASAS orienta-se e orienta o seu Projeto Educativo Global e a sua ação pelos princípios fundamentais definidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, pelos princípios da Cidadania, da Liberdade, da Tolerância, da Solidariedade Social e da Responsabilidade Social e Ambiental.

O Ideário da EP-ASAS, fiel aos fundamentos da FMAB e aos ensinamentos do Monsenhor Joaquim Alves Brás, assenta nos seguintes princípios:

  • Respeito e apreço pela vida humana desde o seu princípio mais remoto, até ao seu termo;
  • Conceção e respeito da pessoa enquanto ser com origem e destino sobrenatural e uma vida projetada em várias dimensões, entre elas a espiritual;
  • Conceção e respeito da família como instituição natural e fundamental para o desenvolvimento harmonioso da pessoa e da sociedade;
  • Respeito da dignidade individual e recíproca, a todos os níveis;
  • Respeito pelas diferenças e rejeição de todas as formas de discriminação e injustiça;
  • Conceção de humanidade como a grande família dos filhos de Deus com os consequentes princípios da solidariedade e da fraternidade;
  • Apreço e respeito pela ética e deontologia como regras e orientações de conduta para um crescimento pessoal são e harmonioso e como fator essencial ao equilíbrio e bem-estar da sociedade;
  • Apreço, defesa e promoção dos valores, dignidade e direitos humanos, e dos valores nacionais e pátrios, nomeadamente a sua identidade cultural e a sua história;
  • Apreço pelos valores da liberdade, da cidadania e da participação na vida pública, com a consequente responsabilidade, fatores essenciais para o processo de aprendizagem e inserção na vida profissional e social;
  • Apreço e respeito pelos princípios da não discriminação, da tolerância e do respeito pela diferença;
  • Apreço pelos valores do respeito e conservação da natureza, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e da solidariedade intergeracional;
  • Apreço pelos valores da cultura, da arte e do património.

A EP-ASAS assume as crenças, valores e princípios da moral cristã católica e não abdica de as declarar e promover, designadamente através da organização ou participação em cerimónias de caráter religioso, da manutenção de símbolos religiosos nos espaços da Escola e da proibição de condutas que contrariem ou ofendam os referidos valores e princípios. A EP-ASAS respeita a liberdade de consciência e a liberdade religiosa de cada um, pelo que o disposto no número anterior não se traduzirá em forma alguma de discriminação em razão da religião.


 
 
 
 
 
 
 
 

Educação Inclusiva

 
 

Ninguém fica "de lado", ninguém fica para trás. O princípio da educação inclusiva implica estar atento e próximo de cada Aluno e adaptar as práticas letivas às capacidades e necessidades de cada Aluno. O compromisso de Educação Inclusiva envolve toda a comunidade escolar e a sua concretização prática traduz-se num conjunto de medidas concretas definidas por uma Equipa Multidisciplinar, que trabalha em estreita articulação com a Direção Pedagógica e o Conselho Pedagógico e com a participação dos Professores Tutores de Turma.

Equipa Multidisciplinar responsável pelas Medidas de Educação Inclusiva:

Ana Arrais (psicóloga, coordenadora da Equipa Multidisciplinar)
Maria João Garcia (docente de educação especial)
Maria da Glória Ferreira (professora tutora)
Filipa Varela (professora tutora)
Rita Perestrello (professora tutora)


Mais informação no separador 'QUALIDADE' desta página.


 
 
 
 

Organigrama
[clicar para ampliar]

 
 

Direção Geral

Maria do Céu Campos Simões (direção geral)
Maria do Carmo Cerqueira (gestora financeira)
Maria de Nazaré Soares (secretária executiva)
Maria Odete Martins (direção pedagógica)
Maria da Glória Ferreira (direção executiva)

Direção Pedagógica
Maria Odete Martins

Direção Executiva
Maria da Glória Ferreira

Conselho Consultivo
Maria do Céu Campos Simões (presidente) Diretora Geral da EP-ASAS, Representante da Entidade Proprietária
Maria do Carmo Cerqueira Direção da EP-ASAS, Representante da Entidade Proprietária
Maria Odete Martins Diretora Pedagógica
Maria da Glória Ferreira Diretora Executiva
Maria Rita Perestrello Coordenadora de Curso TAE/TAI, Diretora de Turma, Membro do Conselho Pedagógico, Representante dos Professores
Filipa Varela Diretora de Turma, Membro do Conselho Pedagógico, Representante dos Professores
António Ricardo Batista Gabinete de Desenvolvimento Estratégico, Membro do Conselho Pedagógico, Diretor de Turma
Ana Isabel Arrais Gabinete de Psicologia, Gabinete de Desenvolvimento Estratégico, Membro do Conselho Pedagógico
Carlos da Silva Campos Membro do Conselho Pedagógico, Comissão de Ética, Disciplina e Saúde
Joaquim Pedro Campos Membro do Conselho Pedagógico, Provedor do Estudante
Joana Gomes Representante dos Alunos (TAE/TAI), Membro do Conselho Pedagógico
Beatriz Batista Representante dos Alunos (TAE/TAI),
Membro do Conselho Pedagógico
Érica Almeida Representante dos Alunos (TT),
Membro do Conselho Pedagógico
Paula Pinto Representante do pessoal não docente
Ana Rita Diogo Representante do pessoal não docente
Maria Augusta Alves Representante dos Pais (TAE/TAI)
Carla Susana Ribeiro Representante dos Pais (TT)
José Carlos Batalha Representante de Instituições Parceiras, UDIPSS, FITI
João Rosa Representante de Instituição Parceiras, UEscola Superior de Educação
Mafalda Cambeta Represente de Instituições Locais, Junta de Freguesia da Estrela
Carina Figueiredo Represente de Instituições Locais, Junta de Freguesia da Estrela
Miguel Ângelo Ferreira Representante de Empresa Empregadora, Innkeeper Property Management
Ana Branco Representante de Empresa Empregadora
Maria de Nazaré Soares Membro da Direção da EP-ASAS, Representante de Instituição Empregadora, Obra de Santa Zita



Conselho Pedagógico
Maria Odete Martins (presidente)
Maria da Glória Ferreira (direção executiva)
Professores Coordenadores de Curso
Professores Diretores de Turma
Alunos representantes de curso
Outras pessoas, a convite da Direção


 
Gabinete de Desenvolvimento Estratégico
 

O Gabinete de Desenvolvimento Estratégico (GDE) surgiu no ano letivo de 2003/2004, para dotar a FMAB e a EP-ASAS de um centro de conhecimento e projeto capacitado para assessorar a direção da FMAB nas suas decisões.

O GDE é um centro de pesquisa, informação, assessoria, execução e avaliação de projetos e ações que requerem um tratamento de rigor técnico-científico. Entre as múltiplas atividades do GDE, destacam-se os estudos de caraterização social dos alunos e do mercado de emprego, a gestão do sistema de qualidade da EP-ASAS, incluindo a avaliação da Escola, as candidaturas e projetos da EP-ASAS.

Equipa do GDE:
António Ricardo Batista (sociólogo, coordenador do GDE)
Ana Isabel Arrais (psicóloga)

 
 
 
 

REGULAMENTO INTERNO

 

O Regulamento Interno é documento sistematizado das normas que regem o funcionamento da EP-ASAS. É um documento vivo, elaborado com a participação de todos os membros da Comunidade Escolar. Nele podemos encontrar as normas sobre:

  • Ideário, Princípios e Objetivos
  • Cursos
  • Organização
  • Direitos e Deveres dos Alunos
  • Direitos e Deveres dos Professores
  • Direitos e Deveres dos Colaboradores
  • Avaliação
  • Formação em Contexto de Trabalho (Estágios)
  • Visitas de Estudo
  • Regras de Funcionamento
  • Ética e Disciplina
  • Administração

Para obter ou consultar o REGULAMENTO INTERNO, Clique AQUI
ou clique na imagem ao lado.

 
 
 
 

Professores

 
 

Os Professores são o pilar fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A EP- ASAS orgulha-se de ter um quadro de professores, alguns desde a sua fundação ou quase, plenamente dedicados à formação e ao apoio escolar. Este quadro é completado com a contratação de Professores para disciplinas e áreas técnicas específicas.

Todos os docentes e formadores possuem as competências exigidas pelas leis aplicáveis, bem como experiência e orientação pedagógica, e perfil ético e profissional.

Sobre condição estatuto dos professores da EP-ASAS, ver o Capítulo 6 do REGULAMENTO INTERNO da EP-ASAS.


Para conhecer os critérios de contratação de Professores e a metodologia de avaliação de Professores, ver a secção 'PROFESSORES' no separador 'QUALIDADE'.


Candidaturas

Os Professores e Formadores que pretendam candidatar-se a alguma possível vaga de docência, poderão submeter a sua candidatura, curriculum vitae e demais elementos que entendam ser relevantes para completar a informação sobre o seu perfil profissional. A EP-ASAS aceita candidaturas espontâneas.

Endereço para envio de candidaturas: fmab.gde@gmail.com
Contacto sobre candidaturas: telefone 213 942 429.




 
 
 
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VOLUNTARIADO

 

“Quem trabalha merece o seu salário”. Mas não é menos verdade que a realização pessoal não se consegue apenas com o dinheiro. A solidariedade, a dádiva de tempo e saber, a dedicação desinteressada ao bem comum e ao bem-fazer também são parte do caminho da felicidade. O amor ao próximo compensa porque ninguém é feliz sozinho.

A EP-ASAS conta com voluntários e congratula-se com os seus contributos solidários nas mais diversas áreas: atendimento, apoio aos alunos, aconselhamento personalizado, etc.. Os voluntários são bem-vindos porque um pequeno gesto pode fazer a diferença.

Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar” – Santo Agostinho.







 
 
 
 
 
 

PARCERIAS

 
 
 
A EP-ASAS é uma instituição integrada na comunidade. Através de um conjunto alargado de parcerias, a EP-ASAS procura:

  • Completar os seus recursos e capacidades com o saber e a capacidade de outras Instituições;
  • Integrar a EP-ASAS na comunidade local;
  • Diversificar o leque de Empresas, Instituições e Entidades de acolhimento de estagiários, que são também potenciais empregadores dos Alunos Diplomados pela EP-ASAS.

Instituições de Ensino Superior, Escolas Secundárias, Junta de Freguesia, IPSS com respostas sociais para a Infância, Empresas dos Setores do Turismo e da Cultura contam-se entre as entidades com protocolos e acordos de parceria com a EP-ASAS.

ENTIDADES PARCEIRAS DA EP-ASAS
 
 
 
 
 

PROTOCOLOS DE ESTÁGIO
NA ÁREA DA INFÂNCIA

Assistência Infantil de Santa Isabel
Associação Ester Janz
Associação Pró-Infância St.º António Lisboa
Centro de Cooperação familiar O Botãozinho
Centro Social do Sagrado Coração de Jesus
Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição
Centro Social Paroquial de São Sebastião da Pedreira
Centro Social Paroquial de Oeiras
Colégio Piloto Diese
Colégio Santa Maria
Colégio Santiago
Colégio São Francisco de Assis
Creche Casa do Bebé
Creche da Lapa
Creche da Obra de Santa Zita – Penha de França
Externato de Educação Popular
Fundação Dom Pedro IV
Fundação Nossa Senhora da Purificação
Fundação Maria do Carmo Roque Pereira
Golfinho Saltitão
Junta de Freguesia da Estrela
Kriabebés / Kriakrianças - Berçário e Creche
Obra das Crianças da Freguesia da Lapa
Parkids
Traquinauta
 
 
 

PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO
DE ÂMBITO GERAL


Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Educação Almeida Garrett
Escola Secundária Josefa de Óbidos (Lisboa)
Escola de Estética e Especialização Profissional (EFAPE)
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC)
União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS)
Federação das Instituições de Terceira Idade (FITI)
Associação Nacional das Escolas Profissionais (ANESPO)
Obra de Santa Zita
Agrupamento de Escolas Manuel da Maia
Polícia de Segurança Pública - Escola Segura
JA Portugal


 
 
 

PROTOCOLOS DE ESTÁGIO
NA ÁREA DO TURISMO
Agência de Viagens online "Leite Creme"
Agência de Viagens Rossitur
Altis Park Hotel
Amazing People
Argon - Animação Turística
Cistertour
Cooltour LX
Departamento Turismo da CML
GeoStar -Torre Oriente
GoCar Tours
Guincho Adventures
Hotel Aviz
Hotel Ibis Alfragide
Hotel Ibis Liberdade
Hotel Ibis Lisboa José Malhoa
Hotel Ibis Lisboa Liberdade
Hotel Ibis Lisboa Saldanha
Hotéis Real - Parque
Hotel Riviera
Ibercruises
Intervisa
Movijovem
Master Turismo
Mr. Friend Tours
Museu da Cidade
Museu da Música
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arqueologia
NH Campo Grande
Parques de Sintra, Monte da Lua
Portway - Aeroporto
Shiado Hostel
Sottotour
Terra Brasil
Transtejo - Transporte Tejo SA
VT Operador Turístico
Yes! Lisboa Hostel

 
 
 
 
 
 
 
Apresentam a sua satisfação
 
 
 
 
 

TESTEMUNHOS DE ALUNOS DIPLOMADOS NA EP-ASAS

 
Com os seus Cursos Profissionais concluídos, os Alunos Diplomados partem para o futuro com dois caminhos possíveis de realização, em alternativa ou em simultâneo: a via profissional através da inserção no mundo do trabalho, e a via de prosseguimento de estudos, em qualquer Estabelecimento de Ensino Superior: Universidade ou Ensino Politécnico.
 
 
 
 
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É uma ótima escola, onde se aprende muito, onde se aprende bases para o mundo do trabalho, no meu caso como animadora...
 
Alexandra Carvalho
 
 
 
 
 
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Foi a partir do momento em que fui para a ASAS que a minha motivação para a escola foi aumentando, ajudou-me sobretudo a querer decidir melhor o meu futuro...
 
Marlene
 
 
 
 
 
 
 
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Gostei muito de ter frequentado esta escola, pois prepara muito bem os alunos para o futuro profissional, logo que terminei o curso consegui emprego como auxiliar de educação...
 
Sueli Veiga
 
 
 
 
 
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Saí de cá com outra maturidade, com outra maneira de encarar a vida, e também a profissão, e outra responsabilidade, que acima de tudo, acho que no ensino regular não teria tido essa oportunidade...
 
Tiago Correia