Conhece a nossa Escola Profissional
 
 
 
 
 

ACERCA DA ESCOLA ASAS

 
A EP-ASAS, Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social, criada em Outubro de 1991, pertence à Fundação Monsenhor Alves Brás.
 

ENTIDADE PROMOTORA

 
A Entidade Promotora da Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social foi a Obra de Santa Zita (OSZ).
 

PRINCIPIOS ORIENTADORES

 
1 - A Escola ASAS orienta-se e orienta a sua acção pelos princípios fundamentais definidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela Doutrina e Moral Cristã Católica nomeadamente no que respeita à concepção, dignidade, direitos e deveres da pessoa e da família, pelo seu Ideário e demais princípios constantes do Projecto Educativo Global.

2 - A Escola respeita a liberdade de consciência de cada pessoa, não abdicando, porém, de proporcionar aos seus utentes e pessoal, uma adequada formação integral, de base cristã e exigir, dentro da esfera da sua acção, a todos os intervenientes no processo educativo, uma conduta que esteja de acordo com estes mesmos princípios.
 

METODOLOGIAS

 
A Escola aposta em metodologias activas, assentes na iniciativa e responsabilização pessoal, a par com meios de ajuda que sirvam de rampas de lançamento ou apoios no percurso educativo.

Destas metodologias, destacamos:
- As tradicionais Semanas de Integração;
- Os Projectos Pessoais de Aprendizagem e os Projectos de Turma;
- Os Macro-módulos;
- O envolvimento e interacção com a Comunidade alargada;
- Os Estágios e Projectos institucionais e Projectos de Aptidão Profissional (PAP).

 

PROJECTO EDUCATIVO

 
Razão de ser
O projecto educativo da Escola de Agentes de Serviço e Apoio Social é o documento-base que fundamenta, integra e expressa a sua vida e acção, a magna-carta que defende e promove os seus princípios, valores e ideais, o cartão de visita com que apresenta a sua identidade e características.

Pressupostos e Características
- O projecto caracteriza-se pela abertura à mudança, à criatividade e à inovação, em ordem a uma actualização e aperfeiçoamento contínuos.
- Pressupõe também conceitos, ideais e valores permanentes que garantam a singularidade, estabilidade e integração do ser humano e a sua projecção em segurança, no devir e no agir em contexto pessoal e social.
- O Projecto Educativo faz assentar toda a sua estrutura de base, em princípios, objectivos e normas fundamentais, expressos em vários instrumentos de orientação e aplicação prática, entre os quais o Ideário (em anexo) e os Regulamentos, geral e específicos, respectivos.
 
 
 

Instalações

 
 
 
 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ESCOLA

 
Para além da formação em sala e em contexto de trabalho (estágios), a Escola proporciona, aos seus alunos, os seguintes serviços:
- Biblioteca, videoteca e Internet;
- Bar;
- Serviços de Acção Social;
- Gabinete de Psicologia;
- Gabinete de Desenvolvimento Estratégico;
- Serviço de Professor-Tutor;
- Serviço Religioso;
- Participação em Projectos comunitários;
- Formação complementar;
- Apoio ao emprego e inserção profissional;
- Provedor do Estudante;
- Esplanada;
- Zona de microondas;
- Gabinete de Associação de Estudantes;
- Salas de alunos (refeições, convívio...).
 
 
 

RECRUTAMENTO DE PROFESSORES

 
Os professores são o pilar fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A Escola ASAS orgulha-se de ter um quadro de professores efectivo, alguns desde a sua fundação ou quase, plenamente dedicados à formação e ao apoio escolar. A Direcção da Escola completa este quadro de efectivos com um elenco de docentes, em regime de prestação de serviços, mas mediante contrato e com as mesmas exigências de perfil moral e profissional, dedicação e empenhamento à causa da educação-formação. Todos os docentes e formadores possuem as competências exigidas pelas leis aplicáveis.

Os professores e formadores que pretendam candidatar-se a alguma possível vaga de docência, poderão enviar, a todo o tempo, via “online”, a sua inscrição, anexando o “curriculum vitae” e demais elementos que entendam poder atestar ou completar a informação sobre o seu perfil profissional.

Os interessados poderão enviar o CV para fmab.gde@gmail.com ou contactar Gabinete de Desenvolvimento Estratégico da FMAB através do número de telefone 213942429.
 
 
 
De entre os vários documentos de suporte jurídico-institucional, sobressai o Regulamento Interno do Aluno.
Este pretende ser um instrumento de apoio à organização e bom funcionamento da Escola e dos Cursos, por forma a criar condições que favoreçam o melhor aproveitamento dos formandos e o bem-estar de todos os intervenientes na acção educativa.

Clique aqui para consultar o regulamento.
 
 
 

ORGÂNICA DA ESCOLA

 
Brevemente disponível
 
 
 

AVALIAÇÃO INTERNA 2014/2015

 
 
 
 
 
Apresentam a sua satisfação
 
 
 
 
 

Veja os relatos de alguns dos antigos alunos da nossa Escola

 
A Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social (ASAS) têm ao dispor dos seus alunos os melhores professores e formadores para cada curso profissional em que dá formação. Veja aqui alguns dos relatos de alguns dos nossos antigos alunos.
 
 
 

TESTEMUNHOS

 
Depois do curso terminado com sucesso, abre-se, para os diplomados, um vasto horizonte com dois caminhos possíveis de realização, em alternativa e, não raro, em simultâneo: a via profissional através da inserção no mundo do trabalho, e a via de prosseguimento de estudos, em qualquer Estabelecimento de Ensino Superior: Universidade ou Ensino Politécnico.
 
 
 
 
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É uma ótima escola, onde se aprende muito, onde se aprende bases para o mundo do trabalho, no meu caso como animadora...
 
Alexandra Carvalho
 
 
 
 
 
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Foi a partir do momento em que fui para a ASAS que a minha motivação para a escola foi aumentando, ajudou-me sobretudo a querer decidir melhor o meu futuro...
 
Marlene
 
 
 
 
 
 
 
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Gostei muito de ter frequentado esta escola, pois prepara muito bem os alunos para o futuro profissional, logo que terminei o curso consegui emprego como auxiliar de educação...
 
Sueli Veiga
 
 
 
 
 
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Saí de cá com outra maturidade, com outra maneira de encarar a vida, e também a profissão, e outra responsabilidade, que acima de tudo, acho que no ensino regular não teria tido essa oportunidade...
 
Tiago Correia
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CASOS DE SUCESSO

 
Se bem que os casos de sucesso dos nossos alunos sejam, praticamente, a 100%, dado que mesmo aqueles, poucos, que desistem levam sempre marcas muito positivas da Escola e do tempo que a frequentaram, casos há que se têm distinguido, uns, pela capacidade de criação do seu próprio emprego, e outros, enveredando pelo prosseguimento de estudos que os fez atingirem metas nunca dantes, para eles, imaginadas.